terça-feira, 31 de março de 2009

Para Déborah

Brigadeiro de palito
POSTATO POR CLAUDIA NO SUPERSIZE DIA 25 DE MARÇO
Olha Dé que ideia legal, um doce que TODO mundo gosta, facil de fazer, e servido de um jeito diferente.

A inspiração
que tal inovar na forma? Desde que o brigadeiro continue sendo brigadeiro, tanto faz se ele for redondo ou quadrado. Na Inglaterra, por causa da tradição do chá, eles tem uma variedade muito grande de açúcar, tanto em tipo quanto em formatos. Um dos mais inovadores, foi esse aí da foto, servido em palito! Foi daí que eu pensei... "então porque não fazer um brigadeiro no palito?"
O resultado
Nos meus aniversários, brigadeiros já viraram tradição. Mesmo tendo passado dos 30 anos, faço questão de servir pelo menos 2 bandejas nas festinhas. E eles sempre acabam antes de eu tentar comer o segundo... No último aniversário da família, fui lá preparar minha tradicional receita de brigadeiro. Na hora de enrolar, pâ-ni-co! Cadê as forminhas? Com a mudança, minha casa está uma bagunça, não sabia onde estava o quê. Daí que tive que que testar na marra a história do brigadeiro de palito. Aproveitei um pacote de palitinhos para yakitori que eu tinha comprado na Liberdade e fui em frente. O resultado o da foto aí de cima. Vou contar pra vocês que fez o maior sucesso. Primeiro, todo mundo achou diferente. Depois, cada um pegou um palitinho e saiu saboreando. Quando mostrei a foto pra Andrea, ela achou um nome mais interessante e rebatizou o docinho de "kebab de brigadeiro".

As dicas
* Idealmente, eu queria que a receita ficasse em um ponto que eu pudesse apenas passar o palito no brigadeiro e girar para que ele se prendesse sozinho, como se fosse um algodão doce. Isso eu não consegui :-(
* Então mudei a tática, depois de frio, tive que fazer "kibes" de brigadeiro com as mãos e enfiar no palito.
* Como queria que não ficasse mole, eu cozinhei o brigadeiro um pouquinho a mais, deixei passar um ou dois minutos depois do "ponto". Mas também deixei esfriando no mármore pelo menos uma meia hora.
* Fiz também um teste: guardei um brigadeiro na geladeira por 24 horas. No dia seguinte, experimentei e achei que ficou fantástico, uma consistência deliciosa.
* A receita? Cozinhar em fogo médio uma lata de leite condensado, com uma colher de sopa de manteiga e duas ou três de chocolate em pó ou Toddy. Misturar sempre com uma colher de pau até ficar no ponto (ou seja, desgrudar facilmente em "bloco" do fundo da panela)

Fica a idéia pra vocês... A Páscoa está aí! Pode ser uma surpresa diferente.

POSTATO POR CLAUDIA NO SUPERSIZE DIA 25 DE MARÇO

http://superziper.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário