quinta-feira, 12 de março de 2009

Vamos Pintar !




Já identificou a problemática – precisa pintar a casa – e resta-lhe apenas colocar a pergunta de partida:

O que quer do seu espaço?

Saiba o que fazer antes de agarrar na trincha, durante o processo criativo e depois das pinceladas. Conheça as cores e os seus significados, ouça os especialistas e tire as suas conclusões.

1) Tipos de tintas
Plástica – Pela sua resistência, é ideal para aplicar nas fachadas de edifícios, podendo ainda ser aplicada em interiores
Esmalte – Pelo aspecto abrilhantado, é ideal para madeira (é a melhor solução para pintar móveis) e metal
Verniz – Ideal para móveis em madeira
Texturizada – Ideal para aplicar sobre rebocos ou para disfarçar irregularidades, e para usar em exteriores
Outros produtos – Se vive numa zona complicada, existem no mercado produtos como protetores, que reduzem a aderência das tintas, impedindo a sua penetração na superfície. Para removê-los, utilize um bom gel decapante.

Tiro de partida
Antes de começar a pintar, saiba que a época ideal para proceder a este tipo de “remodelações” é o fim da Primavera ou o início do Outono. Se vai pintar o exterior da casa, escolha um dia com pouco sol e sem vento (evita poeiras indesejáveis na pintura) e utilize os seguintes materiais:
Utensílios – Escadote, espátula, lixa (para polir remendos), trincha, tabuleiro, rolo, plástico protetor, fita isoladora
Materiais – Massa de enchimento, aditivo anti-bolores, diluente, tinta

Passo a passo
Limpar
Rebocar ou decapar
Escolher a tinta
Pintar
Deixar secar
Redecorar

2) Cores e Significados
A cromoterapia e o feng shui já foram tidos como modas, mas constituem hoje um conjunto de regras a seguir com atenção para quem se interessa pelo bem-estar da alma. Tenha em mente:
Cores primárias – Vermelho, Amarelo e Azul. A partir destas três cores no seu estado puro, podemos obter todas as outras. Misturando, por exemplo, amarelo e azul obtém-se verde.
Vermelho = desejo, sensualidade.
Amarelo = alegria, vivacidade.
Azul = calma, segurança

Cores secundárias – Cor de laranja, verde ou púrpura médios. Obtêm-se a partir da mistura de duas cores primárias. Cor de
Laranja = euforia, energia.
Verde = esperança, resistência.
Púrpura = relaxante

Cores terciárias – Verde oliveira ou azul celeste. As cores terciárias obtêm-se a partir da mistura de uma cor primária com uma secundária

O especialista responde
Bruno Viterbo, arquiteto, especialista em iluminação e editor convidado desta edição da Máxima Interiores, indica o que fazer para criar ambientes quentes ou frios, usando a iluminação.

Cores quentes
Devemos utilizar iluminação incandescente, com lâmpadas tradicionais de uso geral, que tendem a tornar-se ainda mais alaranjadas quando regulamos a sua intensidade. As cores quentes tem um melhor resultado em ambientes com iluminação pouco intensa.

Cores frias
Para criar ambientes de cores frias, uma luz mais branca (halógena ou fluorescente) poderá complementar o interior com impressões de espaços mais abertos, mais claros, mais contemporâneos. As cores frias e a luz branca resultam bem em zonas nas quais pretendemos introduzir luz mais intensa.

Anote os pormenores
Antes de recolorir a sua casa, saiba como potenciar os espaços:
Cores claras alargam os espaços e cores escuras encurtam.
Se quiser tornar a parede maior, pinte-a num tom mais claro junto ao teto. Se quiser encurtar um corredor, pinte as extremidades num tom mais escuro.
Se quiser elevar o pé-direito da casa, pinte o teto de cores mais claras do que as das paredes. Os tons escuros darão a sensação de um espaço mais “claustrofóbico”.

Mãos à obra
Siga à risca as instruções nas embalagens de tinta
Lembre-se que uma das características da água é a transparência. Assim, quanto maior quantidade de água adicionar à tinta, maior será a sua transparência. Isto é, quanto maior a transparência da tinta, mais demãos serão necessárias
Por outro lado, lembre-se que superfícies escuras a pintar de tons claros, necessitam de mais demãos do que superfícies claras a pintar de cores escuras.

4) Dicas para bem pintar
Se é certo que a evolução no mundo das tintas tornou mais fácil o ato de pintar uma casa, há pequenos pormenores que convém dar atenção.
Siga à risca as seguintes sugestões:
Se as superfícies a pintar estão em mau estado, com buracos ou em relevo, aplique uma massa de enchimento antes de iniciar os trabalhos. Há diversas marcas no mercado e o vendedor saberá aconselhá-lo.
Espere um ou dois dias para a massa secar, e passe a lixa sobre a superfície.
Se entender misturar água na tinta – note que, hoje em dia, as tintas disponíveis no mercado, em regra, não necessitam desta mistura – nunca use mais água do que 1 ou 1,5 litros por cada 20 litros de tinta.
Para uma casa com 100 m2, em princípio não precisará de mais do que duas latas de 20 litros, no máximo chegará às três.

Efeito riscado
Além de ser um ótimo elemento estético, este tipo de efeito pode ser um bom truque a usar. O tipo de tinta a utilizar é a acrílica. Dilua a tinta em água e aplique pela superfície. Em seguida, deixe secar, aplique a textura acrílica não diluída e com uma desempenadeira (ou talocha) faça movimentos na vertical várias vezes, até obter este efeito.

Em função da cor
Mário Azevedo, da loja In a In, considera a iluminação e o uso de acessórios essenciais como complemento às cores usadas nas pinturas. Dê-lhe ouvidos.
Que objetos podemos utilizar para colorir um ambiente branco?
Ao mesmo tempo que é refletor, o branco é das cores que mais absorve a luz. Se estiver perto do mar, por exemplo, pode adquirir verde e azulado. Para tornar um ambiente branco acolhedor, devemos usar tons como castanhos, camurça ou pedra.
De que forma se pode tornar um espaço demasiado quente, como um quarto em vermelho, num local mais agradável, menos “agressivo”?
Podemos colocar cortinados, por exemplo. Filtram a luz e evitam a sua reflexão. Assim, continuamos a mostrar a força do vermelho, mas o tornamos menos opulento.
E que objetos podemos usar?
Muitos: uma cadeira, uma peça de design, um tapete. Na roupa de cama, é preciso algum cuidado. O vermelho, por exemplo, é uma cor muito agressiva e o ideal é usar uma cor suave, como azul. Podemos ainda diversificar os ambientes usando a iluminação. O ideal agora, é utilizar iluminação difusa em que há menos sombras e menos focos de luz apontados.


texto de Áureo Soares
Fonte: Materia completa http://www.maximainteriores.xl.pt/0707/especial/200.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário