quinta-feira, 3 de setembro de 2009

10 dicas para dar cor à casa


1 - A diversidade de cores costuma deixar a casa acolhedora. Pense nisso ao bolar a decoração.

2 - Usar tons neutros no piso, no teto e na maior parte das paredes é o mais comum. A cor pode mostrar sua força em algumas superfícies, bem como em móveis e acessórios.

3 - Para criar efeito, valorizar volumes e perspectivas ou destacar obras e objetos especialíssimos, é possível tingir uma ou duas paredes com cor diferenciada.

4 - Em geral, as áreas sociais pedem cores mais vibrantes, ao contrário das áreas íntimas, em que a tranqüilidade dá o tom. Mas lembre-se: a regra é não ter regra.

5 - O piso mais escuro que as paredes e o teto mais claro que estas ajudam a delimitar as superfícies, além de proporcionar conforto visual.

6 - Quem não quer ousar pode concentrar as pitadas de cor nos revestimentos de poltroninhas e pufes, por exemplo, além de objetos e acessórios. Se cansardo visual, é só trocá-los.

7 - Observe o círculo cromático com as cores primárias, secundárias e terciárias.É chique usar matizes da mesma família (diversos azuis, por exemplo). Outro caminho é empregar cores opostas e complementares. Vale ainda experimentar triangulações.

8 - Prefira utilizar cores com a mesma saturação (intensidade) e luminosidade (quantidade de branco). Nos catálogos dos fabricantes de tintas, elas ocupam a mesma posição nas diferentes lâminas.

9 - Antes de sair pintando tudo,compre um galão de 1/4 da tinta escolhida e cubra cerca de 1 m² de área. Depois de seca, veja como a iluminação (natural e artifical) valoriza ou não a área.

10 - Próximo da parede pintada,coloque amostras de tecidos coloridos e até objetos, a fim de harmonizar a composição. À parte os tons semelhantes, às vezes um item constrastante pode dar um quê especial.
Por Roberto Abolafio Jr.

FONTE:Revista Casa e Jardim

Um comentário: